A junta de freguesia de Lavacolhos (Fundão) aproveitou a realização da reunião público do executivo fundanense naquela aldeia para apresentar a nova imagem de marca dos seus bombos. A autarquia pretende dar uma nova dinâmica a este sÃmbolo da localidade, do concelho e da região.
A associação "O Mundo da Carolina" lança este domingo, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, o livro com o mesmo nome.
(oiça a noticia)
Chegou ao fim a primeira edição da iniciativa “Conhecer o Concelho”. A acção foi dinamizada pela câmara municipal da Covilhã e consistiu na realização de 16 visitas para que alunos das nossas pudessem conhecer a realidade que se vive na maioria das freguesias daquele concelho.
Estão concluÃdas as obras da nova Escola Superior de Artes do IPCB, que vão receber os alunos a partir de Setembro, no próximo ano lectivo. Um investimento de três milhões e 800 mil euros.
A iniciativa vai decorrer durante o primeiro fim de semana de Agosto, numa organização conjunta de todo
o movimento associativo daquela vila do concelho da Covilhã. Em entrevista ao programa “Prova dos
Novos” da RCB o presidente da junta de freguesia acredita que o certame pode dar uma nova dinâmica
às festas da vila.
O antigo presidente da mutualista covilhanense vai escrever um livro com um conjunto de reflexões
polÃticas que defendeu ao longo dos últimos 20 anos. O anúncio feito durante a cerimónia de tomada de
posse dos novos órgãos sociais da mutualista covilhanense onde o anterior presidente da direcção
deixou algumas mensagens em relação ao seu futuro.
A junta de freguesia de Lavacolhos (Fundão) apresenta sábado, na Casa do Bombo, no decorrer da reunião pública da câmara municipal do Fundão, a nova imagem para os bombos da freguesia.
(oiça a noticia)
A PolÃcia Judiciária da Guarda deteve três homens, entre os 20 e os 30 anos, autores de seis crimes de homicÃdio tentado ocorridos no passado mês de Abril no concelho do Fundão.
Sindicato dos Enfermeiros Portugueses denuncia situação “vergonhosa” na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco que decidiu contratar oito enfermeiros para fazer face a uma carência de pelo menos 125 profissionais.
A câmara municipal da Covilhã aprovou por unanimidade a abertura de concurso público para a
rectificação da estrada entre a Barroca Grande e o Rio Zêzere. A intervenção vai custar cerca de um
milhão e 400 mil euros e, se os prazos forem cumpridos, as obras podem arrancar ainda antes do final
do verão.
Esta quarta-feira, onze alunos, acompanhados de duas professoras, do curso vocacional de informática de apoio às empresas do agrupamento de escolas Frei Heitor Pinto, na Covilhã, realizaram uma visita ás instalações da RCB. Após uma troca de ideias no auditório, assistiram e participaram na edição da manhã do "Jornal da Rádio". Muito obrigado pela vossa presença.
A Rude, associação de desenvolvimento rural da Cova da Beira, aprovou, nos últimos três anos, cerca de 120 projectos, que permitiram criar 165 novos postos de trabalho em zonas rurais e que representam um apoio de 6,5 milhões num investimento global de 12 milhões.
É o tÃtulo da tese de doutoramento que Karla Bach está a efectuar sobre os bombos de Lavacolhos. Um trabalho que deve estar pronto em 2016.
(oiça a noticia)
Após cinco dias de greve geral, várias semanas de greve às horas extraordinárias e duas reuniões no Porto, na Direcção Geral das Relações de Trabalho, trabalhadores e empresa Beraltin chegaram a um entendimento.
Lavacolhos (Fundão) acolheu a quinta edição do "Dia do Ouvinte RCB", a primeira descentralizada. Muitos foram os amigos que não faltaram à chamada.
Integrada na união de freguesias com Póvoa de Atalaia, Atalaia do Campo (Fundão) mostrou, durante três dias, o presunto e o enchido que ali se confecciona. Foi durante a segunda edição da Feira dedicada a estes produtos de charcutaria tradicional.
Este domingo, dia de eleições para o Parlamento Europeu, o acto eleitoral no Ourondo (Covilhã) decorre com normalidade. A secção de voto, instalada na escola primária, abriu às 08:00H. com apenas três membros: Lucas Agostinho (presidente) e os escrutinadores João ferreira e Sara Gouveia. Na parte da manhã votaram pouco mais de duas dezenas dos 450 eleitores inscritos.
Em protesto contra o eventual encerramento da escola do primeiro ciclo, a população de Orjais
fechou a
cadeado o local onde iria decorrer o acto eleitoral. Perante esta situação, não foi constituÃda a
mesa “face
a algumas ameaças e temendo pela integridade fÃsica os elementos da mesa resolveram não
entrar”,
permanecendo no local as três horas previstas pela lei, explica o presidente da junta de Orjais.
É este o mote do projecto que a santa casa da misericórdia da Covilhã que desenvolver, na área da teleassistência. Para esse efeito acaba de apresentar uma candidatura ao BPI.
Pela primeira vez, o "Dia do Ouvinte RCB" descentraliza-se. A área de lazer da freguesia de Lavacolhos (Fundão) recebe a quinta edição desta confraternização.
(oiça a noticia)
A nova direcção da associação Mutualista Covilhanense pretende dinamizar a sua sede histórica, situada junto ao edifÃcio da câmara municipal da Covilhã. Desde a entrada em funcionamento do Centro Comunitário de Apoio Idoso, o espaço encontra-se sem qualquer actividdade, mas os novos responsáveis querem, a curto prazo, lançar ali vários projectos.
É um dos objectivos de um programa de terapia de reminiscência que vai ser aplicado em quatro instituições particulares de solidariedade social dos concelhos da Covilhã e do Fundão.
Penamacor quer captar alunos de Espanha para os cursos profissionais do Agrupamento de Escolas Ribeiro
Sanches. A situação geográfica do concelho raiano, a disponibilidade já demonstrada do outro lado da
fronteira, onde este grau de ensino não existe, e a alteração da lei sobre alunos estrangeiros em Portugal,
são os factores que levam o presidente da autarquia a estar optimista em relação à chegada de alunos
espanhóis a Penamacor já a partir do próximo ano lectivo.