A Quarta Parede promove, no próximo sábado, 12 de abril, uma oficina de improvisação artística com Filipe Moreira e uma conversa aberta sobre migrações com Claudia Galhós, no âmbito do Festival Y#21. A associação promove uma tarde dedicada à criação, experimentação e partilha, com duas atividades que integram o seu programa de mediação cultural.
Às 15h00, o auditório do Condomínio Associativo II acolhe a oficina IMPROLOOP, orientada por Filipe Moreira, coreógrafo, cantautor e intérprete com trabalho nacional e internacional.
A proposta é explorar a improvisação através da voz, do movimento e de uma loop station — criando paisagens sonoras únicas. A oficina é aberta a maiores de 12 anos, com ou sem experiência artística.
Logo a seguir, às 18h00, no mesmo espaço, realiza-se a conversa “Comum”, conduzida pela jornalista e crítica de artes performativas Claudia Galhós. A sessão será uma partilha aberta de histórias e vivências em torno do tema das migrações, numa preparação simbólica para o espetáculo “Volta Para a Tua Terra”, da atriz e encenadora Keli Freitas, marcado para 17 de abril no Teatro Municipal da Covilhã.
De acordo com a organização, “Comum é habitado pelas muitas diferenças que traz o olhar, o sentir e o pensar de cada pessoa em diálogo com as sugestões artísticas”. A entrada nas atividades é gratuita, mas requer inscrição prévia.
Como incentivo à participação, quem estiver presente nesta conversa poderá usufruir de 50% de desconto no espetáculo.
Ambas as ações fazem parte do projeto PLURAL – Oficinas de Experimentação Artística, promovido pela Quarta Parede, com o objetivo de envolver a comunidade em práticas artísticas acessíveis a todas as idades e níveis de experiência.