Arrancam esta quinta-feira, 22 de maio, na vila da Soalheira, as 6ª Jornadas de Inovação e Valorização das Raças Autóctones Portuguesas, uma iniciativa que este ano integra a programação da Feira do Queijo da Soalheira, promovendo o conhecimento e a valorização do património genético animal nacional.
Ao longo dos dois dias, o programa inclui painéis temáticos, mesas-redondas, apresentações científicas e técnicas, com especialistas de várias áreas — da saúde e genética animal à conservação da biodiversidade e inovação agrícola.
Entre os destaques do primeiro dia está o painel dedicado às raças autóctones canídeas, a mesa-redonda sobre o contributo da ciência para a conservação das raças de cães portuguesas e o debate sobre doenças emergentes, com a participação de investigadores, veterinários e representantes de cooperativas agrícolas.
Além das conferências, o evento conta com uma exposição de pósteres com trabalhos científicos, técnicos e artísticos sobre raças autóctones e com atividades lúdicas dirigidas aos alunos do concelho do Fundão, bem como a demonstrações com animais.
A iniciativa é promovida pelo Município do Fundão, em parceria com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a equipa d’Alpetratínia, o Instituto Politécnico de Castelo Branco – ESA e a Ovibeira.