O Teatro Clube de Alpedrinha acolhe, nos dias 12 e 13 de setembro, as IV Jornadas de Inovação e Valorização das Raças Autóctones Portuguesas, promovidas pelo município do Fundão.
O objetivo, refere a autarquia, é “demonstrar o valor do património genético animal autóctone de Portugal, o seu interesse qualitativo, a sua importância no equilíbrio dos ecossistemas” e “as oportunidades de valorização dos seus produtos e funções”.
Assim, as quartas Jornadas de Inovação e Valorização das Raças Autóctones Portuguesas vão dar destaque não só ao próprio conceito da raça, mas também às atividades relacionadas com as suas as ambiências.
Para além de uma degustação de produtos provenientes de raças autóctones, as Jornadas promovem quatro painéis com os temas “O Futuro da Lã”, “Fazer Bom Queijo”, “Galinhas Portuguesas” e “Cães – Planear o futuro”.
Durante o evento vão ser apresentados alguns projetos nacionais e é ainda dinamizada uma sessão de registo inicial ao Livro de Origem para cães de raça portuguesa, a ter lugar no Terreiro de Santo António, com marcação obrigatória.
Nesta edição, o Município do Fundão lançou também o convite a estudantes e técnicos para fazerem apresentação de pósteres com trabalhos técnicos, científicos e artísticos sobre raças autóctones.
As IV Jornadas de Inovação e Valorização das Raças Autóctones Portuguesas são realizadas em parceria com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, a equipa d’Alpetratínia, a Escola Superior Agrária de Castelo Branco e a Ovibeira.