A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira deu, no passado mês de março, um passo na modernização da sua capacidade assistencial com a introdução de procedimentos de Radiologia de Intervenção guiados por tomografia computorizada (TAC). Este avanço permite à ULS realizar biópsias e drenagens de abcessos, que antes exigiam deslocações para outras unidades hospitalares.
De acordo com a instituição, “esta nova valência da Imagiologia vem reforçar e modernizar, significativamente, a capacidade diagnóstica e terapêutica da instituição”, permitindo que os procedimentos passem a ser realizados a nível local.
Com o novo software de fluoroscopia por TC, instalado no Hospital Pêro da Covilhã, os primeiros procedimentos decorreram com sucesso. Um dos destaques foi a realização de uma biópsia pulmonar pelo médico radiologista João André Oliveira, apoiado por uma equipa multidisciplinar.
Esta técnica, explica a ULS, “consiste na recolha de fragmentos de um nódulo pulmonar, através da colocação de uma agulha de biópsia que atravessa a pele até ao interior do pulmão, com um trajeto preciso e orientado por imagens de TAC em tempo real”.
A Radiologia de Intervenção, subespecialidade que utiliza imagem médica para procedimentos diagnósticos e terapêuticos, é reconhecida por ser menos invasiva, com menores riscos e tempo de recuperação reduzido.