Decorreu este fim de semana, de 19 a 21 de julho, no concelho de Penamacor, o 2º Torneio de Futebol de Formação, desta feita, no escalão de Sub 15. Recorde-se que, de 12 a 14 de julho, realizou-se a competição de Sub 13, ganha pelo Ponte Frielas.
Sob a organização da 2BE – Associação para o Fomento da Actividade Social, Desportiva e Intercâmbio Cultural de Idanha-a-Nova, os jogos disputaram-se no Estádio Municipal de Penamacor e Complexo Desportivo de Pedrogão S. Pedro.
O evento teve a participação de 8 equipas, oriundas de vários pontos do país, incluindo a ADEP (Penamacorense), única do distrito de Castelo Branco.
Classificação final:
1º GR Vigor e Mocidade.
2º GD Gafanha.
3º GD Alcochetense
4º FC Bom Sucesso
5º GC Tavira
6º ADEP
7º AC Malveira
8º TOCOF.
Prémios individuais:
Melhor Marcador – Afonso Pedro (GD Alcochetense).
Melhor Guarda-redes – Roxo (GR Vigor e Mocidade).
Melhor Jogador: Martim (GD Gafanha).
Pode dizer-se que, estes dois últimos fins de semana, foram um sucesso em termos desportivos, sociais, humanos, fair-play e turísticos, para aquele concelho da Raia.
Assim, também considerou o edil penamacorense em conversa com o repórter/RCB, Luís Seguro.
“Sim, efectivamente, foram dois fins de semana de festa desportiva no nosso concelho de Penamacor. Esta dinâmica da prática desportiva e económica com a realização destes torneios juvenis, até porque, muitos destes jogadores jovens, pisaram pela primeira vez estes nossos campos de futebol e vieram conhecer a nossa região e as nossas magnificas estruturas desportivas também, e por isso trazer gente de fora é muito importante. Tal como foi importante, as equipas da ADEP participarem e gostaria que o mias cedo possível também o Pedrogão S. Pedro possa ter camadas jovens a praticar o futebol e até se portaram muito bem, nos dois torneios Sub 13 e Sub 15. Aliás, quero agradecer e dar os parabéns aos dois clubes pelo ajuda e apoio que deram ao torneio e deram as mãos, na organização, tal como foi importante o apoio que o município deu. O Raia Cup tem futuro, isto é para continuar e tudo vamos fazer, para que em 2025, possa haver uma organização tripartida, dos municípios de Penamacor, Idanha-a-Nova e Sabugal, até porque fomos nós que lançamos o repto e por isso mesmo, estes territórios só têm a ganhar com isso”, concluiu António Beites.
Quanto à ADEP ficou em sexto lugar, após ter perdido, com o GC Tavira, por 2-0.
Marco Mateus reconhece que “é um sexto lugar merecido, pela época desgastante, onde eles foram uns verdadeiros guerreiros e lutadores e por isso, só posso estar orgulhoso da prestação deles, portaram-se muito bem e praticaram já um bom futebol. O clube também está satisfeito com a prestação dos jogadores, já recebi os parabéns do presidente e coordenador e portanto, este será sempre um projecto de continuidade, independentemente desta derrota, no jogo”. Afirmou à RCB, o treinador da ADEP.
Município de Penamacor, União de Freguesias de Bemposta e Pedrogão São Pedro, ADEP (Penamacorense), ADC Pedrogão S. Pedro e AF Castelo Branco, apoiaram o evento.