Maria Luís Gameiro, natural do concelho de Vila de Rei (distrito de Castelo Branco) e com raízes familiares na aldeia de Milreu, inscreveu o seu nome na história do mítico rali. A dupla Maria Luís Gameiro / José Marques, cumpriu a prova, após 12 exigentes etapas.
Trata-se da primeira mulher portuguesa, em 15 anos, a assumir o desafio, na qual se estreou no rali mais duro do mundo.
Com mais de 8.000 km percorridos, a dupla lusa conseguiu completar a prova no 26º lugar geral na categoria Challenger.
Ao jornal o Público, Maria Luís Gameiro referiu. “Conseguimos. Chegámos ao fim deste Dakar. O sonho é real. Inundados de emoção, chegámos ao fim desta prova. O Dakar não foi meigo na minha estreia e serviu-nos provações como nunca imaginei. (…) Este é um dos momentos mais felizes da minha carreira no desporto motorizado. Já temos algumas conquistas, mas esta é sem dúvida a mais saborosa e, também, a mais suada.” Pode ler-se no diário.
A piloto acrescenta ainda que “terminar o Rali Dakar, foi muito duro, mas, o sonho tornou-se realidade. Tenho tido muita sorte ao longo da minha carreira por tantos e tão bons momentos. Todavia, nada se compara a isto. Já temos algumas conquistas, mas esta é sem dúvida a mais saborosa e sem sombra de dúvida a mais suada. E só o consegui graças ao meu companheiro de viagem, o José Marques, cuja experiência e espírito combativo se revelaram absolutamente inestimáveis. Esta conquista é nossa, mas ele foi fundamental para que lá chegar. Este é também o momento de agradecer a todos os que me acompanharam e apoiaram, em particular ao meu marido, que é, ninguém estranhará, o meu maior fã”. Finaliza Maria Luís Gameiro.
Em nota de imprensa, também o vice-presidente da autarquia de Vila de Rei, aproveitou para “dar os mais sinceros parabéns à dupla Maria Luís Gameiro e José Marques pelo seu fantástico desempenho naquele que é considerado um dos mais difíceis e complexos ralis do mundo. É um orgulho para o Município ter uma Vilarregense a brilhar numa prova internacional tão distinta como o Rally Dakar.” Disse Paulo César Luís.
A participação de Maria Luís Gameiro/José Marques, no Rally Dakar esteve igualmente associada a uma vertente solidária.
Assim, por cada quilómetro percorrido na prova, será doado um euro a uma associação dedicada ao combate e prevenção do cancro da mama.
O Rally Dakar 2025, disputou-se de 03 a 17 de janeiro, na Arábia Saudita.