Após a realização de sete das oito corridas do Campeonato de Portugal de Montanha deste ano, as principais classes têm já campeões nacionais conhecidos. Destaque para o covilhanense Flávio Sainhas, que revalidou o seu título, na categoria de Clássicos (Ford Escort MKI), ao vencer seis provas.
O mesmo acontece com o campeão Hélder Silva em Ossela Pa 21 S EVO, que conquistou em Boticas, o seu quarto título consecutivo.
Nas Classes de Turismo e Super Challenge, Parcídio Summavielle (Seat Cupra TCR (SEQ) e Luís Nunes (Skoda FABIA R5), também, já são campeões nacionais 2024.
Falando em particular da prova deste fim de semana (12 e 13 de outubro), trata-se da última competição do ano e realiza-se em plena Serra da Estrela, num percurso de 5.250 metros, com um desnível de 454m,
inclinação média 9,12 % e inclinação máxima 11,56 %.
A partida será feita, a seguir ao cruzamento para o Estádio Santos Pinto (846 metros de altitude) e tem meta instalada junto ao antigo Sanatório dos Ferroviários (actual Hotel) – 1.297 metros de altitude.
A 35ª edição da Rampa Serra da Estrela / Covilhã é organizada pelo CAMI Motosport, com apoio da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karking e Município da Covilhã, com colaboração da Associação Portuguesa de Pilotos de Automóvel de Montanha, do consórcio promotor da competição – JC Group e Secção de Motorismo do Clube Nacional de Montanhismo da Covilhã.
PSP, GNR/Grupo de Montanha e BV Covilhã, vão controlar tudo o que diga respeito à segurança do público que irá assistir ao evento desportivo.
No que diz respeito ao fecho da estrada e início da prova, os horários são os seguintes:
Sábado – 12 de outubro:
12h – Fecho da Estrada / Pista.
12h30 – 1ª Subida de treinos oficiais.
15h – 2ª Subida de treinos oficiais.
17h30 – 1ª Subida oficial.
Domingo – 13 de outubro:
08h30 – Fecho da Estrada / Pista.
09h – Treino Livre (Warm up).
11h – 3ª Subida de treinos oficiais.
13h30 – 2ª Subida oficial.
16h – 3ª Subida oficial.
Pódio: Largo / Parque de Estacionamento do Estádio Municipal José Santos Pinto, local onde irão ficar (mais uma vez) as boxes.
Recorde-se que o CPM 2024 começou no passado mês de março, com as seguintes sete provas realizadas:
Arrábida, Penha, Murça, Falperra, Santa Marta, Caramulo e Boticas.