Apesar das péssimas condições climatéricas que se fizeram sentir no último fim de semana na região, não deixou, a espaços, de haver espectáculo, na Serra da Estrela, em termos automobilísticos. Naquela que foi a última rampa da época, o piloto do Porsche 911 GT3 Cup, bateu a concorrência e ganhou a segunda subida oficial.
Devido à intensa chuva que caiu durante o dia de ontem, sobre o traçado, prejudicando os tempos dos concorrentes, na qual, todos, no entanto, concluíram a prova, por questões de segurança e o adiantado da hora, a direção da corrida decidiu anular a terceira subida oficial.
Na classificação geral (8ª e última rampa do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2024), José Rodrigues venceu com o tempo de 3’19”554.
Em segundo ficou, Vitor Pascoal, também em Porsche 911 991.2 Gt3 Cup, com 3’23”433, enquanto o tetracampeão nacional, Hélder Silva, em OSELLA PA 21 S EVO, foi terceiro classificado, gastando o tempo de 3’24”680.
Destaque ainda para os últimos dois lugares (Top 5), ocupados pelos pilotos da JC Group Racing Team: Gabriela Correia (4ª) e José Correia (5º).
O bi-campeão nacional de clássicos, o covilhanense Flávio Sainhas (Ford Escort MK1) , ficou em nono lugar, com o tempo de3’37”027.
Já que falamos de pilotos da região da Cova da Beira, não podemos esquecer que as exibições de Nuno Fazendeiro e João Saraiva são merecedoras, também, de grande aplauso, para controlarem de forma magnifica, os seus monolugares, devido ao tempo muito adverso.
Nuno Fazendeiro foi sempre o mais rápido, construindo assim um triunfo sem discussão (6º da Geral Individual, com o tempo de 3’33”932) . João Saraiva foi melhorando paulatinamente a sua prestação, terminando em segundo (11º da Geral com o tempo de 3’37”380).
No final da prova, os dois pilotos covilhanenses, manifestaram o interesse de estarem a tempo inteiro na Taça de Portugal de Monolugares de Montanha JC Group, 2025.
Recorde-se que o projecto Funspeed FS 2019, é fabricado na Cova da Beira (Fundão), sendo um produto ‘Made in Portugal’ que revela muita qualidade, para jovens pilotos de Montanha.
A Rampa da Covilhã/Serra da Estrela foi organizada pelo Cami Motorsport, com apoio do Município da Covilhã e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, em colaboração com a Associação Portuguesa de Pilotos de Automóvel de Montanha, JC Group (consórcio promotor), Clube Nacional de Montanhismo da Covilhã, PSP, GNR(Grupo de Montanha) e Bombeiros Voluntários da Covilhã.
Espera-se que em 2025, o asfalto esteja totalmente requalificado e com rails de proteção novos (cerca de 5km).