A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI), esta quinta-feira, 9 de maio de 2024, promove um rastreio à doença carotídea aberto a toda a comunidade.
O rastreio à doença carotídea, que decorre esta quinta-feira, entre as 10h às 13h, no Laboratório de Competências da FCS-UBI, tem o intuito de analisar a presença de gordura (ateroma) nas artérias carótidas, localizadas no pescoço.
De acordo com a UBI, o objetivo da inicaitiva é promover o envelhecimento ativo e a adoção de hábitos de vida saudáveis, enquanto combate aos fatores de risco vascular na comunidade da Beira Interior.
Pessoas com idade igual ou superior a 55 anos ou que possuam fatores de risco vasculares conhecidos, como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia ou tabagismo são especialmente incentivadas a participar neste rastreio.
Em caso de resultados críticos ou achados patológicos, será elaborado um relatório técnico com recomendações que será entregue ou enviado posteriormente ao participante.