A REN – Redes Energéticas Nacionais realizou, em 2024, a gestão e limpeza de vegetação em 750 hectares de floresta no distrito de Castelo Branco, como parte do seu esforço nacional para proteger infraestruturas e reduzir o risco de incêndios rurais.
A prevenção de incêndios florestais continua a ser uma prioridade para a REN, que, no distrito de Castelo Branco, levou a cabo ações de gestão de vegetação numa área de 750 hectares. A iniciativa insere-se num plano nacional que, no mesmo ano, abrangeu cerca de 10.200 hectares em todo o país, envolvendo o contacto com mais de 36 mil proprietários.
Nos últimos cinco anos, a REN geriu e limpou mais de 50 mil hectares de floresta, uma área equivalente a uma autoestrada entre Lisboa e Maputo, sendo que 66% das suas infraestruturas elétricas e gasodutos se encontram em espaços rurais.
Além da limpeza e gestão da vegetação, a REN tem apostado na reflorestação sustentável das faixas de servidão das suas infraestruturas. No distrito de Castelo Branco, esta estratégia inclui a (re)arborização de áreas afetadas pelos incêndios e a plantação de espécies autóctones, como o medronheiro e o carvalho, contribuindo para o aumento da biodiversidade e a resiliência do território face aos fogos.