A empresa responsável pela gestão do sistema multimunicipal de recolha e tratamento de resíduos sólidos da Cova da Beira já concluiu os trabalhos de requalificação e ampliação de tratamento mecânico e biológico que está localizado no centro de tratamento e valorização de resíduos urbanos situado na Quinta das Areias.
O investimento global foi de um milhão de euros foi financiado em 85 por cento por fundos comunitários através de uma candidatura apresentada ao POSEUR e que teve como objectivo “a instalação de uma linha dedicada para o processamento de biorresíduos provenientes de recolha selectiva numa infraestrutura de TMB de resíduos urbanos, com o objectivo de compatibilizar essa instalação com o fluxo crescente de resíduos urbanos recolhidos selectivamente” refere a empresa em comunicado.
Com a concretização desta operação “foi criada uma linha de biorresíduos com a respetiva zona de recepção e alterado o sistema de comando e controlo operacional”. Uma nova linha que “já se encontra em funcionamento, estando a receber biorresíduos que foram recolhidos selectivamente e entregues por alguns dos municípios pertencentes ao sistema”.