A direcção da organização regional de Castelo Branco do PCP reconhece em comunicado que os resultados das últimas eleições autárquicas no distrito “ficaram aquém do esperado”. O órgão esteve reunido no último sábado para avaliar os resultados alcançados no passado dia 12 de Outubro.
De acordo com o PCP, a campanha eleitoral “contribuiu para a afirmação da CDU, do seu projecto e valores em todo o distrito de Castelo Branco, criando condições para enfrentar batalhas futuras em defesa dos trabalhadores e do povo”.
Na análise aos resultados, a CDU obteve cerca de 4060 votos para as assembleias municipais correspondendo a 3,80% do total distrital e onde vai ficar com 16 eleitos directos, tendo mantido a gestão da freguesia da Boidobra e vencido as eleições em Unhais da Serra; duas autarquias do concelho da Covilhã.
Mesmo tendo mantido o número de eleitos nas assembleias municipais e garantido mais uma freguesia “os resultados da CDU ficam aquém dos objectivos eleitorais traçados” em particular “com a perda do vereador em Belmonte, e de 13 eleitos nas Assembleias de Freguesia”. No entanto estes resultados, diz a o PCP “continuam a confirmar a CDU como importante força de esquerda no poder local no distrito de Castelo Branco”.
A direcção da organização regional sublinha que estes resultados “foram obtidos num quadro particularmente difícil que condicionou e sobrepôs às características e à natureza local de eleições autárquicas, factores no distrito de bipolarização, de busca do voto útil, e mais listas encapotadas de independentes em vários concelhos”.














