A aldeia de Penha Garcia, no concelho de Idanha-a-Nova, foi palco da apresentação do programa de revitalização e inovação territorial das aldeias fronteiriças de Portugal e Espanha (REVITAL). Ao todo foram apresentados 12 projetos-piloto, um deles em território idanhense.
Apresentado no Parque Icnológico de Penha Garcia, o programa REVITAL pretende ser uma iniciativa de valorização dos territórios da fronteira, através da implementação e/ou expansão de projetos com relevância para dinamização dessas zonas.
Na cerimónia, a ministra da coesão territorial, Ana Abrunhosa destacou a importância desta “estratégia comum de desenvolvimento transfronteiriço”, elogiando os mentores dos projetos apresentados naquela tarde. “Sejam projetos que já estão instalados nestas regiões ou aqueles que se querem instalar”, concluiu a governante.
Dos 12 projetos-piloto com vista à revitalização e inovação territorial das pequenas povoações e aldeias raianas, um vai ser desenvolvido em Penha Garcia. Da responsabilidade de Domingos Guimarães, o “EduVillage” é um projeto que pretende envolver mais de cinco mil estudantes, até 2027, em programas de formação a decorrer na aldeia, em estreita ligação com a comunidade local.
Para o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, este é um projeto piloto que “representa bem a ambição de criar mais inovação, riqueza e emprego no concelho”. Armindo Jacinto avançou que “já neste mês de julho”, a aldeia vai acolher, com a aceleradora BGI, o laboratório Food4Sustainability e o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, “o primeiro grupo de jovens” selecionados em diversos países europeus “para trabalhar os temas da sustentabilidade, educação, tecnologia e inovação social”.
A apresentação do REVITAL decorreu no dia 30 de junho na presença do presidente da Câmara, do presidente da Junta de freguesia de Penha Garcia e ainda ministros e secretários de estado portugueses e espanhóis, para além de agentes locais e dirigentes das várias Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Neste dia, foi ainda inaugurada a nova sede da Aldeias de Portugal – Associação do Turismo de Aldeia, em Penha Garcia, que aderiu à rede nacional em 2022.