O Rancho Folclórico de Silvares (RFS) apresenta publicamente, no dia 12 de julho de 2025, pelas 17h30, no auditório da sede da Junta de Freguesia da vila, o projeto da sede social.
É um projeto de longos anos que arrancou com a aquisição de imóveis confinantes com o Museu D. Ilda Valentim Mesquita. Para os responsáveis atuais dos diversos órgãos sociais do RFS, a sede social pela sua localização central, paredes meias, com ligações profícuas com Museu, “é vital para a preservação do traje e do espólio vastíssimo saído dos baús dos nossos antepassados”.
“A ambição da colocação da primeira pedra é enorme. Não podemos deixar de agradecer, a tantos cidadãos que mensalmente, de forma reiterada e amiga, contribuíram para o início da construção da nossa sede”, sublinham os responsáveis.
No próximo dia 12 de julho de 2025, pelas 17h30, na sede da Junta de Freguesia de Silvares, com o esforço de muitas pessoas, o RFS divulga o projecto do edifício da sua sede.
“Daremos nota dos traços que nos definem e que, brilhantemente, foram projectados no papel por uma ilustre silvarense e antiga dançarina signatária do projecto arquitetura, Sandra Ferreira”, referem.
Citando Miguel Torga, “Em qualquer aventura, O que importa é partir, não é chegar”, o RFS diz partir nesta aventura “na esperança de, passo a passo, erguemos uma sede, própria, para o rancho. Não sabemos se nos 80 anos do nosso aniversário conseguiremos celebrar o feito, mas seguramente celebraremos a nossa história. O nosso povo, Silvares”; conclui.
O RFS aproveitará ainda momento (12 de julho) para dar a conhecer os ranchos convidados para
o XXIII Festival Internacional de Folclore da Beira-Baixa a realizar no dia 26 de julho de 2025, na vila de Silvares.