Depois de uma edição especial do Rewilding Photo Contest em Cascais, regressou, entretanto, a terceira edição a nível nacional deste que já é um dos concursos de fotografia de natureza mais importantes a nível nacional, este ano organizado pela Rewilding Portugal, em parceria com o Município do Sabugal e o Naturcôa. A entrega de prémios aconteceu este sábado e Ricardo Lourenço foi o grande vencedor com três premiações.
No âmbito da parceria alargada entre a Rewilding Portugal e o Município do Sabugal , esta 3ª edição do Rewilding Photo Contest foi realizada em colaboração com um evento de referência nacional no panorama da fotografia de natureza, o Naturcôa, evento que teve lugar este fim-de-semana. A sua entrega de prémios aconteceu exatamente dentro da programação deste festival, no sábado, e foram premiados três fotógrafos por cada uma das 4 categorias a concurso (Fauna, Flora e Fungos, Paisagens Naturais e Jovem Fotógrafo), com especial destaque para esta última, a recém-criada categoria de Jovem Fotógrafo onde podiam participar todos os jovens até 25 anos de idade.
Dentro de uma vasta e riquíssima programação do Naturcôa este fim-de-semana, a entrega de prémios decorreu então este sábado à tarde no Auditório do Museu Municipal do Sabugal, em cerimónia própria para o efeito. O grande vencedor desta edição foi Ricardo Lourenço, fotógrafo que foi premiado por três vezes no concurso: primeiro lugar em Fauna, primeiro lugar em Paisagens Naturais e segundo lugar em Flora e Fungos. Destaque ainda para o vencedor da categoria de Flora e Fungos, Hugo Amador e para o vencedor da nova categoria de Jovem Fotógrafo, Nuno Fialho.
Confira todos os vencedores: Jovem Fotógrafo (1º Nuno Fialho, 2º João Albuquerque, 3º Alexandre Dolgner); Paisagens Naturais (1º Ricardo Lourenço, 2º Francisco Nunes, 3º Mário Cunha); Flora e Fungos (1º Hugo Amador, 2º Ricardo Lourenço, 3º Pedro Lemos); Fauna (1º Ricardo Lourenço, 2º Nuno Alves, 3º Renato Lainho). Foram ainda entregues 16 menções honrosas em diversas categorias e alusivas a diversos critérios específicos, de entre as várias centenas de fotos submetidas a concurso, elecando-se a quem se atribuiu menção honrosa: Vasco Costa, Hugo Amador, João Ferreira, João Molarinho, Carolina Pardal, Zé Amaral (2), Eduardo Flor, Renato Lainho, Rui Neto, Daniel Santos, Luís Agostinho, Luís Afonso, Sofia Silva, Ricardo Ramos e Gonçalo Fazenda.
Os primeiros classificados receberam 250 euros, os segundos classificados receberam 150 euros e os terceiros classificados receberam 75 euros de prémio. Os vencedores destas classificações foram ainda agraciados com um troféu alusivo ao lince-ibérico, espécie-chave emblemática do movimento de rewilding e da região do Sabugal onde decorreu a entrega. Os agraciados com menção honrosa receberam um diploma alusivo a isso mesmo.
A quarta edição volta já no próximo ano de 2024, dando continuidade a um projeto de sucesso na região do Grande Vale do Côa e na agenda da Rewilding Portugal, prometendo ainda mais novidades e motivos de interesse.