O grupo de acção local da Cova da Beira 2030, cuja entidade gestora é a associação de desenvolvimento rural “Rude” abriu o aviso para apresentação de candidaturas a pequenos investimentos na exploração agrícola. A dotação orçamental é de 315 mil euros e destina-se a apoiar projectos que reforcem a capacidade produtiva, a viabilidade económica e a eficiência das explorações agrícolas da Cova da Beira.
As candidaturas podem ser apresentadas até dia 9 de Janeiro do próximo ano, através de um formulário eletrónico disponível no portal do balcão dos fundos da agricultura. Esta intervenção tem como principal objectivo “fomentar o investimento nas explorações agrícolas, promovendo a adopção de práticas sustentáveis e tecnologias adequadas à escala local, bem como a modernização, digitalização e aumento da resiliência do sector agrícola”, refere a “Rude” em comunicado.
Este aviso abrange todo o território de intervenção da associação de desenvolvimento rural, nos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão. São apoiados investimentos elegíveis superiores a 2 mil euros e iguais ou inferiores a 50 mil euros por candidatura. Os apoios assumem a forma de uma subvenção não reembolsável, com taxas que podem atingir 60 %, em função do tipo de investimento.
São elegíveis investimentos materiais e imateriais directamente ligados à actividade produtiva agrícola como plantação de culturas permanentes, infraestruturas e pequenas construções agrícolas e pecuárias, sistema de rega eficientes, máquinas e equipamentos agrícolas, investimentos em energias renováveis e eficiência energética.














