O grupo de acção local Cova da Beira 2030, gerido pela associação de desenvolvimento rural “Rude” vai realizar três sessões de esclarecimento presenciais sobre o aviso de abertura de candidaturas à intervenção de pequenos investimentos na exploração agrícola no âmbito do programa “Leader”.
As sessões destinam-se a agricultores e entidades com explorações agrícolas nos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão, com o objetivo de apoiar a preparação de candidaturas e garantir o esclarecimento de dúvidas relativas a condições de acesso, tipologia de investimentos elegíveis, níveis e taxas de apoio e procedimentos de candidatura.
A primeira sessão vai decorrer na biblioteca municipal Eugénio de Andrade no dia 27 de Novembro a partir das 16h30. No dia 2 de Dezembro decorre a segunda iniciativa na sala da assembleia municipal de Belmonte. A 3 de Dezembro, também às 16h30 decorre a terceira sessão na biblioteca municipal da Covilhã.
Esta intervenção tem como objectivo apoiar pequenos investimentos na exploração agrícola, entre 2 mil e 50 mil euros, que contribuam para a modernização e adaptação das explorações agrícolas, promovendo melhores condições de trabalho e de produção, maior eficiência no uso da água e da energia, e o recurso a soluções tecnológicas e digitais ajustadas à realidade da agricultura na Cova da Beira.
Para o director executivo da “Rude “estas sessões são um momento fundamental para aproximar o GAL dos agricultores, esclarecer questões práticas e garantir que ninguém deixa de se candidatar por falta de informação”. Hugo Gomes refere que a associação pretende “apoiar pequenos investimentos que tenham um impacto real na competitividade, sustentabilidade e resiliência das explorações agrícolas da Cova da Beira”.













