O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial da GNR da Guarda, na uqrta-feira, dia 20 de dezembro, deteve três homens, com idades compreendidas entre os 64 e os 83 anos, por posse de arma proibida, na localidade de Lomba, no concelho do Sabugal.
Em comunicado, a GNR adianta que no âmbito de uma investigação por posse de arma proibida, os militares daquela força de segurança realizaram diversas diligências policiais que permitiram apurar a identidade e localização dos suspeitos.
No seguimento da ação foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária, tendo sido apreendido 39 cartuchos, dos quais quatro zagalote e três balas, uma caçadeira semiautomática modificada, uma caçadeira de canos justapostos e uma arma elétrica (taser).
Os militares da GNR confiscaram ainda uma consola de jogos, 24 vídeo jogos, uma máquina fotográfica, uma peça de roupa e uma mala de viagem.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial da Guarda.
A GNR aproveita para relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida. Importa ainda esclarecer que, quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma.