Paulo Leitão Batista, natural do Sabugal, vai ser o novo diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com a sua nomeação a ser anunciada esta quinta-feira. Vai substituir Fernando da Silva, que pediu para sair.
Paulo Batista, 57 anos, exercia as funções de diretor nacional adjunto do SEF desde 2022, ele que já era inspetor-coordenador do SEF há vários anos.
Está iminente a extinção do SEF para ser criada a AIMA, Agência para a Integração, Migrações e Asilo, da qual deverá ficar diretor posteriormente.
A criação da AIMA está prevista para 29 de outubro deste ano. Esta organização vai absorver parte das competências e dos trabalhadores do SEF, sendo que, até lá, Paulo Batista vai «assegurar a coordenação superior da atividade do SEF e a prossecução das respetivas atribuições», refere o despacho.
A nomeação tem efeitos imediatos, sendo que o próprio despacho coloca em evidência a «idoneidade, experiência e competência profissionais» de Paulo Batista, despacho esse que foi assinado pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
foto: Paulo Batista a intervir