A Fábrica da Igreja Paroquial de São Miguel de Acha, no concelho de Idanha-a-Nova, assinou, no passado dia 26 de outubro, um protocolo com a Câmara Municipal, que visa o apoio de mais de 44 mil euros para a beneficiação e requalificação do Salão Paroquial daquela freguesia.
Orçada em 89 mil euros, a obra é cofinanciada em 50% pelo Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, sendo que a parte não suportada pelo governo fica a cargo do município de Idanha-a-Nova, através do protocolo assinado com a Fábrica da Igreja.
O padre Martinho Lopes Mendonça diz que “este é um investimento muito desejado pela comunidade de São Miguel de Acha”.
“O Salão Paroquial é uma casa acarinhada pelo povo, que ali conviveu ao longo dos anos, realizou iniciativas culturais, renuiu-se em almoços de confraternização, entre outras atividades. Face ao estado do edifício, as obras de beneficiação vêm em boa hora e serão importantes para o futuro da freguesia”, refere o responsável pela Fábrica da Igreja, citado em comunicado.
Na cerimónia de assinatura do protocolo, também a vice-presidente da Câmara, Idalina Costa, enalteceu a importância da obra, salientando que aquele espaço “precisava de melhorias para continuar a servir a população”, razão pela qual a autarquia comparticipa em 50% a requalificação do edifício.
Foi nesse sentido que o secretário de estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, presente na sessão protocolar, reconheceu nas autarquias os “parceiros essenciais” no programa de apoio à beneficiação de espaços, “que tem permitido dar resposta às necessidades de comunidades por todo o país”.
Já para a presidente da Junta de Freguesia de São Miguel de Acha, Cristina Geraldes, “este é um momento muito importante” para a população, já que o salão paroquial “faz parte da vida da freguesia” e todos reconhecem o “papel que desempenhou ao longo da história e vai continuar a desempenhar no futuro”.