No âmbito das comemorações do XX aniversário da sua refundação, a Sociedade dos Amigos do Museu de Francisco Tavares Proença Júnior (SAMFTPJ) leva a efeito no próximo dia 30 de setembro, a partir das 10 horas, o II Encontro de arqueologia da Freguesia de Castelo Branco.
O II Encontro de Arqueologia da Freguesia de Castelo Branco, organizado pela Sociedade dos Amigos do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, agendado para o último dia do corrente mês, junta os responsáveis, no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, pelos trabalhos arqueológicos e de registo patrimonial desenvolvidos, durante as duas últimas décadas (de 2002 a 2023), na área da freguesia de Castelo Branco.
De acordo com a SAMFTPJ, a partir da exposição dessas ações o objetivo passa por definir e estabelecer algumas prioridades de linhas de futuras investigação, quais os projetos de pesquisa previstos para esta zona e qual a atual situação no que concerne à defesa e de proteção e difusão sociocultural dos bens de natureza arqueológica.
As apresentações são distribuídas em dois painéis: “Arqueologia na e da cidade” e “Arqueologias nos campos”. É ainda efetuada a apresentação de posters onde se expressem tanto os contextos dos arqueosítios investigados e zonas inventariadas, como elementos materiais oriundos do território da freguesia.
Faz parte da Comissão Carlos Banha (Técnico Superior – Arqueólogo da Direção Regional de Cultura do Centro) “que tem desempenhado um relevante papel na defesa e gestão do património arqueológico na Beira Interior e um generoso elo de ligação entre os nossos trabalhos e a administração regional- central”, referem os promotores da iniciativa.
A entrada é gratuita.