O atleta natural do concelho da Covilhã, que enverga a camisola do Benfica, bateu no último domingo o recorde nacional de 10 quilómetros em estrada, ao percorrer a distância em 27 minutos e 45 segundos. A marca foi alcançada no festival de corrida que decorreu em Brasov (Roménia).
O anterior máximo pertencia ao histórico Fernando Mamede, que em 1985 em Londres, alcançou a marca de 28 minutos e 11 segundos. À passagem dos cinco quilómetros, Samuel Barata bateu também o recorde dessa distância, com 13 minutos e 33 segundos. O anterior melhor registo foi alcançado por Paulo Guerra em Inglaterra em 1996. A marca agora alcançada pelo atleta natural do concelho da Covilhã é a terceira europeia deste ano e a oitava de todos os tempos.
No final da prova, em declarações ao jornal “A Bola”, Samuel Barata reconhece que não contava bater os dois anteriores recordes, afirmando que “a minha a ideia era passar rápido, aproveitar o bom momento de forma e as condições excelentes da prova. O recorde dos cinco quilómetros acabou por ser um bónus; nunca pensei passar em 13´32´´”.