A Festa de Santa Bebiana regressa à vila do Paul nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, para a sua 17ª edição. Animação de rua, música, teatro e dança, artesãos, petiscos e jeropiga unem-se às tradições da aldeia para celebrar o vinho e a pastorícia.
A típica alvorada pelas ruas da vila e a performance das Adufeiras da Casa do Povo e do grupo Sec’Adegas, no dia 30 de novembro, dá o pontapé de saída para a Santa Bebiana do Paul.
A festa prossegue no fim-de-semana com percursos pedestres e de bicicleta elétrica pelo património natural e edificado da vila e o “Simpósio Pastoril”, onde são inauguradas exposições sobre a transumância e os lanifícios. Há danças e jogos tradicionais no largo da praça, oficinas têxteis e de culinária e animação de rua a partir das 19 horas.
Na sexta-feira, às 21h, o Concerto Condança recebe o grupo de música tradicional Akhorda, finalizando o dia com um grande baile mandado.
A Procissão Chocalheira e o Sermão Bebiano, no sábado, 2 de dezembro, às 22h, são os pontos altos do programa da festa que decorre em formato de arraial à moda antiga. No mesmo dia, é selecionada a melhor jeropiga do certame.
No domingo, dia 3 de dezembro, haverá uma Chanfana Comunitária a partir do meio dia e, pelas 14 horas, realiza-se o Mercado Transumante.
Pela festa de Santa Bebiana, coorganizada pela junta de freguesia do Paul e pela câmara municipal da Covilhã, andará a carroça-instalação sonora, BEBIcleta TribIANA, a percorrer as ruas da freguesia, da Alvorada à Recolhida, a despedida dedicada à população da festa.
Oiça a entrevista à RCB de João Pedro, presidente da direção da Casa do Povo Paul, sobre a Festa de Santa Bebiana no Paul