Foi lançada no passado sábado, 11 de novembro, a obra “Cancioneiro da Música Tradicional de São Miguel de Acha”, de Joaquim Gonçalves e José Ramos Alexandre. São mais de 140 modas e cantos tradicionais recolhidas naquela aldeia de Idanha-a-Nova.
Com edição da ADEPAC – Associação de Defesa do Património Cultural de São Miguel de Acha em parceria com a editora Colibri, o “Cancioneiro da Música Tradicional” da aldeia é composta por cerca de 470 páginas que reúne mais de uma centena de músicas tradicionais, de cariz profano ou religiosos.
“Uma obra em que todos nos encontramos”, disse na sessão de apresentação Sofia Gonçalves, presidente da associação de defesa cultural, agradecendo a todos os que contribuíram “para a evidência da identidade das gentes de São Miguel de Acha e para a preservação das tradições, usos e costumes”.
O cancioneiro da autoria de Joaquim Gonçalves e José Ramos Alexandre é, para o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova uma obra “que se enquadra” na estratégia do município enquanto Cidade Criativa da Música da UNESCO. “São Miguel de Acha é um bom exemplo de preservação e transmissão do cancioneiro tradicional às gerações futuras, um desígnio que queremos alargar a todo o concelho”, salientou o edil.
Por sua vez, Joaquim Gonçalves e José Alexandre consideram que, agora é tempo de dar voz aos leitores: “É o tempo dos conterrâneos relembrarem os cantos e as modas da sua infância e do público em geral tomar contacto com a música de São Miguel de Acha; é o tempo dos especialistas confirmarem a qualidade da música da região”, afirmaram os autores.
A obra “Cancioneiro da Música Tradicional de São Miguel de Acha” foi apresentada na sede da ADEPAC e teve casa cheia. A sessão contou com vários convidados, entre eles a representante da Direção-Regional de Cultura do Centro, Margarida Silva que vê na nova obra “um instrumento essencial para a preservação e salvaguarda da memória coletiva”.
O livro que teve a colaboração de várias entidades e personalidades da região já pode ser adquirido junta da ADEPAC.