O Sp. Covilhã desce por culpa própria, responsabilidade minha, sem dúvida, mas também com muita gente a ajudar”. As declarações do técnico dos leões da serra, surgem após derrota na última jornada da Liga SABSEG, frente ao campeão Moreirense, por 6-4, em Moreira de Cónegos, naquele que foi o derradeiro encontro da temporada (ronda 34).
Alex Costa adianta ainda que “o balanço desportivo é negativo. Do ponto de vista pessoal, que não é o mais importante, foi uma grande aprendizagem. Mas, não posso estar feliz com o resultado final, foi uma primeira volta muito aquém, com oito pontos, fizemos 20 na segunda. Uma segunda volta com 20 pontos permite andar no meio da tabela. Acreditamos que era possível, merecíamos que fosse possível porque estão equipas à nossa frente que não demonstraram qualidade de jogo como nós demonstramos. Foi sempre difícil lutar contra tudo e contra todos, por isso apelo a que o VAR chegue o mais cedo possível a este campeonato. O Sp. Covilhã desce por culpa própria, em primeiro lugar, mas com muita gente a ajudar. Fomos extremamente prejudicados por algumas arbitragens, se calhar por sermos um clube do interior, por termos o menor orçamento, por recebermos bem demais as pessoas, talvez. Sou o principal culpado, mas quero incorporar também esta situação.” Diz.
Quanto ao futuro, isto é, possível renovação de contrato, o técnico afirma à RCB que “não é o momento para se falar sobre isso. Fizemos uma boa segunda volta, mas houve momentos em que não fomos capazes. Não concretizamos o objetivo, teremos todos de refletir sobre o que se passou. O Sp. Covilhã diz-me muito, tratou-me sempre muito bem, espero que se reerga ainda mais forte porque tem pessoas resilientes, mas para já, vamos ter, todos, que reflectir.”
Por último, quanto ao jogo desta quinta-feira, Alex Costa diz que “foi uma partida difícil porque defrontámos uma boa equipa, depois de uma semana difícil. Os meus parabéns ao Moreirense, que foi, a melhor equipa ao longo do campeonato. Foi um jogo com muitos golos, tivemos alguma falta de rigor em alguns momentos, que se justifica pelo momento que atravessamos. Fomos competitivos e dignificamos a camisola que representamos”, conclui o treinador.
A oito dias de comemorar 100 anos, a equipa profissional do Sporting da Covilhã, termina época 2022-23, com a descida de divisão. Os serranos ficaram em último lugar. Os leões da serra realizaram 34 jogos. Com 28 pontos na tabela classificativa, o Sp. Covilhã obteve sete vitórias, sete empates e 20 derrotas, com 31 golos marcados e 57 sofridos. O Leão da Serra, desportivamente falando, está de férias.