A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) renovou no passado dia 7 de março, o protocolo que permite dar continuidade ao programa Incorpora. Uma iniciativa que promove a contratação laboral de pessoas em risco de exclusão social.
Dinamizado pela Fundação “La Caixa” em colaboração com o BPI e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, o programa, iniciado na misericórdia do Fundão em 2021, tem permitido a concretização de “dezenas de inserções no mercado de trabalho, beneficiando pessoas em risco ou situação de exclusão” que passam a integrar empresas do distrito de Castelo Branco, refere a instituição.
A renovação da participação na rede Incorpora, permite agora à Santa Casa continuar a encetar contactos com empresas e entidades disponíveis para contratar pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo a ligação entre candidatos a emprego e empresas disponíveis para acolher aqueles beneficiários.
A estratégia, que conta com a colaboração do IEFP, assenta no trabalho em rede, permitindo que as entidades envolvidas partilhem entre elas dinâmicas e ofertas de trabalho, acompanhamento técnico e personalizado a beneficiários e empresas.
Para o coordenador do programa Incorpora na região Centro, Nuno Paixão, esta renovação “comprova o trabalho válido desenvolvido pela equipa local junto de coletivos em situação de vulnerabilidade e exclusão social”, afirmou na celebração do contrato.
“O voto de confiança” na misericórdia fundanense também foi sublinhado pelo provedor Jorge Gaspar, para quem “o desempenho da equipa afeta ao programa” resultou na celebração de um novo contrato de financiamento.