Os distritos de Castelo Branco e Guarda, a partir das 9h00 desta segunda-feira, vão estar sob aviso amarelo devido ao calor intenso, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A previsão surge na sequência da chegada de uma massa de ar quente e seco, proveniente do norte de África, que colocará praticamente todo o país sob influência de temperaturas elevadas até, pelo menos, quarta-feira.
As máximas deverão ultrapassar os 30 °C em todo o território, com valores superiores a 40 °C no Alentejo e nos vales do Tejo e do Douro, sendo expectável que Castelo Branco e Guarda registem também temperaturas muito acima da média para a época.
As noites serão tropicais, com mínimas acima dos 20 °C em várias regiões do interior.
O aviso amarelo – o menos grave numa escala de três – é ativado quando existe risco para determinadas atividades dependentes da meteorologia, como a agricultura, o trabalho ao ar livre ou eventos desportivos.
A situação agrava-se na terça-feira, com o alargamento do aviso a todos os distritos do continente.
Além do calor, o IPMA alerta ainda para a possibilidade de poeiras em suspensão oriundas do norte de África, com concentração mais intensa na quarta-feira, dia 18.
As autoridades recomendam hidratação frequente, proteção solar, limitação de esforço físico nas horas de maior calor e especial atenção a crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas.














