A Lãnd – Wool Innovation Week, que coloca a lã no centro de diversas atividades, decorre no município de Manteigas até ao próximo domingo, 21 de maio. Entre conversas, workshops, exposições de arte e cinema, são várias as iniciativas que acontecem durante o fim-de-semana.
Na sexta-feira, 19 de maio, o dia começa com arte urbana. Às 19 horas é apresentado, na Ponte da Rua Santa Maria, o mural desenvolvido pelo artista Pantónio. No mesmo dia, a Rede de Aldeias de Montanha apresenta o projeto europeu eu4sheperds, que visa melhorar os sistemas de formação pastoril através de tecnologia inovadora. Logo a seguir é exibido o documentário “Era uma Vez a Lã” de Sofia Leite, que vai estar presente para conversas com os participantes.
O workshop Tear em Bastidor na Praça Luís de Camões, destinado a toda a família, é o arranque do dia de sábado, 20 de maio. Segue-se uma visita à fábrica Ecolã e depois é dado início às Lãnd Talks com Rui Tomás, no Centro de Energia Viva de Montanha.
Durante a tarde é promovido outro workshop, desta vez de “Oficina Têxtil, Feltrar a Lã: Técnicas e Tecnologias”, na Sede Associação ACTIVA. O “Desnovelar as Histórias da Lã”, uma iniciativa que conta com os operários e artesãos da vila, acontece logo a seguir.
O último dia da Semana da Inovação da Lã, 21 de maio, começa com uma caminhada interpretativa pela Rota da Lã Translana. As Lãnd Talks regressam ao auditório municipal de Manteigas, neste dia com Rosa Pomar e Lara Seixo Rodrigues. Depois do almoço proporcionado pela Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas e da apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo da semana, o evento encerra oficialmente no Jardim do Coreto de São Pedro.
O Lãnd termina no domingo, mas até 31 de maio, continuam abertas as candidaturas para o Lãnd Design Award 2023 Prémios Crédito Agrícola.