A Escola Secundária Frei Heitor Pinto (ESHP), na Covilhã, voltou a realizar a Semana da Saúde e Bem-Estar, que decorreu ao longo da última semana de março. O evento, especialmente direcionado aos alunos dos cursos profissionais, combinou atividades práticas, sessões de sensibilização e quatro conferências que somaram mais de 300 participações.
“O Papel Social das Farmácias”, “Nutrição no Desporto”, “Mitos da Musculação e a Preparação de um Atleta” e “Massagem Desportiva” foram os temas abordados nas conferências que tiveram um alto índice de participação.
Apesar do envolvimento de toda a comunidade educativa, incluindo professores e assistentes operacionais, a semana da saúde e bem-estar é particularmente direcionado para alunos dos cursos de técnico de desporto, técnico de massagem de estética e bem-estar e técnico auxiliar de farmácia.
Na vertente prática, os alunos tiveram oportunidade de aplicar conhecimentos técnicos em contexto real. Estudantes do curso de massagem realizaram mais de 120 atendimentos no gabinete de estética da escola. Já os do curso de auxiliar de farmácia realizaram medições de parâmetros fisiológicos a cerca de 75 pessoas, identificando e referenciando alguns casos para avaliação clínica.
Por sua vez, os alunos de desporto dinamizaram duas aulas abertas com mais de 50 participantes, no âmbito das suas Provas de Aptidão Profissional.
Em nota enviada à RCB, a escola destacou o sucesso da iniciativa e o “impacto positivo na formação teórico-prática dos alunos”, sublinhando ainda a crescente adesão da comunidade educativa e o reconhecimento do evento como “uma referência pedagógica”.