Com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância de ter um olhar crítico sobre os conteúdos que circulam na internet durante o período de campanha eleitoral, o projeto MediaTrust.Lab, do LabCom – Comunicação e Artes da UBI, lançou no passado dia 28 de fevereiro, uma campanha de sensibilização para ajudar os cidadãos a distinguir conteúdos, jornalistas e sites verdadeiros dos falsos.
“O teu voto conta! Diz não à desinformação” é o mote para a campanha lançada pelo MediaTrust.Lab. Pensada sobretudo para a rede social Instagram, a ação visa a divulgação de conteúdos educativos e pistas práticas para ajudar os cidadãos a entenderem as dinâmicas dos conteúdos informativos e desinformativos, a distingui-los e verificarem informações duvidosas, e a saberem se uma pessoa ou se um meio que se apresentam como jornalista ou jornalístico realmente o são.
Verificar o site ou publicação que está na origem de uma informação na Entidade Reguladora de Comunicação (ERC); verificar se o jornalista que transmite a informação tem carteira profissional emitida pela CCPJ (só assim é considerado jornalista); ou verificar a data de publicação do artigo que está a ler são já algumas orientações deixadas pela campanha do Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas.
Em comunicado, o MediaTrust.Lab realça que no início do ciclo eleitoral é “imperativo exercer uma vigilância atenta em relação à desinformação”, sobretudo a que circula nos meios digitais, “de forma a proporcionar escolhas bem informadas no momento do voto”, alertando para a “proliferação de narrativas falsas para influenciar a opinião pública”.
“Nesta fase de campanha eleitoral, diferentes indivíduos de diferentes esferas fazendo uso particularmente das redes sociais podem promover a disseminação massiva de informações deliberadamente falsas, visando manipular a opinião pública e angariar apoio eleitoral para uma ou outra corrente política, trazendo, assim, uma vulnerabilidade à democracia portuguesa”, aponta o MediaTrust.Lab, projeto em curso no LabCom – Comunicação e Artes, unidade de investigação da Universidade da Beira Interior (UBI), participado da Universidade de Coimbra e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.