O acordeonista luso-ucraniano vai apresentar-se no Fundão no próximo dia 1 de Outubro, no âmbito do programa de música de câmara do “Beyra Laboratório Artístico”. Um concerto intimista, que serve para assinalar o dia mundial da música, e que procura aproximar o intérprete e o público.
Sérgio Gladkyy nasceu na Ucrânia em 2002 mas há vários anos que está radicado no Algarve, tendo dupla nacionalidade. É membro do ensemble orquestral da Beira Interior e já venceu vários concursos, incluindo o prémio “Novos Talentos Ageas” em 2024, o que o levou a actuar na Casa da Música.
Para assinalar o dia mundial da música, Sérgio Gladkyy realiza ainda dois concertos especiais; no hotel sénior Príncipe da Beira e na escola básica Serra da Gardunha, envolvendo públicos de todas as idades. Um programa que pretende “levar a música de excelência a diferentes localidades da Beira Interior, promovendo a formação de públicos e a valorização cultural da região” refere a organização.
O “Beyra Laboratório Artístico”, organizado pela Artway, é um projecto dedicado ao apoio e à promoção de jovens músicos emergentes, oferecendo-lhes um espaço para experimentação, crescimento e apresentação artística. O objectivo é “criar oportunidades concretas do ponto de vista profissional para que novos talentos possam desenvolver as suas carreiras num ambiente inspirador e de excelência”.