O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) avançou esta terça-feira que o Parque Natural da Serra da Estrela foi excluído do concurso para passar a Programa Especial de Área Protegida, devido aos incêndios de 2022, adianta o Notícias ao minuto.
De acordo com o ICNF em resposta à Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto, “a passagem do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela a Programa Especial foi retirada atendendo aos incêndios ocorridos em 2022”.
Numa portaria de 25 de novembro de 2022 que autoriza o ICNF a proceder à assunção de encargos plurianuais para a passagem de 21 planos de ordenamento a programas especiais, a serra da Estrela era um dos 10 parques com despachos de elaboração e trabalhos preliminares iniciados.
À RCB, o vice-presidente da Câmara da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, explicou que depois de uma reunião onde esteve o secretário de estado da Conservação da Natureza e das Florestas, e avaliada a situação, foi decidido retirar o parque natural da Serra da Estrela no concurso para passar de planos de ordenamento a programa especial tendo o membro do governo avançado que em “breve”, assinaria um despacho para “avançar com a revisão do plano de ordenamento” daquela zona protegida.
Para o autarca covilhanense esta será uma oportunidade “única” para fazer da zona da Torre “um espaço ímpar no turismo do país”.
Para além do Programa Especial do Parque Natural da Serra da Estrela, ficam também fora do concurso, por encontrarem em estado avançado de elaboração, os programas especiais do Parque Nacional da Peneda-Gerês, do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, do Parque Natural do Tejo Internacional e do Parque Natural do Litoral Norte.