O serviço de preparação individualizada da medicação das Farmácias Holon Cova da Beira foi distinguido com o prémio “Inovação na Longevidade”, na categoria de Serviços, durante o Congresso Internacional de Inovação para a Longevidade, que decorreu este fim de semana no Fundão.
O serviço, oferecido pelas farmácias Farmácias Holon Cova da Beira (Farmácia S. João, Farmácia Pedroso, Farmácia Covilhã, Farmácia Diamantino, Farmácia Costa) tem como objetivo organizar a medicação dos utentes conforme as prescrições médicas, assegurando uma administração correta e segura, especialmente para idosos e doentes crónicos.
A distinção reconhece a inovação e o impacto positivo desta abordagem personalizada, que visa reduzir os erros de medicação e melhorar a adesão terapêutica, que é atualmente baixa na maioria dos idosos em Portugal.
Cerca de 50% têm dificuldades em cumprir as prescrições médicas de forma adequada, estimando-se que, em toda a Europa a falta de adesão à medicação gere custos anuais “na ordem dos 125 mil milhões de euros, entre hospitalizações e consultas que poderiam ser evitadas”, aponta o grupo farmacêutico.
Andreia Martins, Gestora de Responsabilidade Social das Farmácias Holon Cova da Beira, afirmou que o prémio “reflete o esforço e dedicação” da equipa em responder às necessidades de uma sociedade envelhecida, reforçando ainda o compromisso “com a inovação na área da saúde e com o acompanhamento personalizado”.