Jogou-se este domingo a partida de apresentação aos adeptos e sócios do Clube Académico do Fundão, num jogo com o relvado encharcado (choveu muito antes de começar a partida) em que a equipa fundanense venceu o Manteigas com o reforço Berna em destaque.
Embora não fosse fácil jogar num relvado que no primeiro tempo esteve completamente encharcado, já que o jogo começou aliás atrasado devido à queda de chuva intensa, o Académico foi tendo sempre mais oportunidades de perigo e mais presença perto da área adversária, mais com bola por cima, uma vez que a mesma não rolava nas melhores condições. A verdade é que no primeiro tempo não surgiram golos, sendo, no entanto, bom destacar a boa performance dos reforços que jogaram de inicio pela turma fundanense: João Baptista, Filipe Félix, João Cruz, Berna, Quelhas… Muito entrosamento a uma semana de começar a época oficialmente. O Manteigas ia respondendo, principalmente através de transição, nunca deixando o Fundão confortável com o empate a zeros.
Na segunda parte os treinadores mexeram, as oportunidades foram-se adensando, o campo começou a ficar mais praticável e com mais bila a rolar, e aí sim surgiram os golos. Primeiro uma bela jogada de Berna pela esquerda, a tirar dois adversários do caminho já dentro de área e a assistir Cristian que apareceu solto a finalizar. O Manteigas ainda viria a empatar, atraso perigoso de Miguel Fonseca para Jota, com a bola a enrolar na água acumulada no relvado no alívio e a sobrar para o Manteigas que não desperdiçou, com golo de Nuno. Tudo apontava para o empate, mas mesmo a terminar, Berna viria a fazer um golaço. Puxou da esquerda para o meio e em jeito bateu o guarda-redes adversário de fora de área. Ficam dúvidas sobre a recepção inicial ter sido com o braço, mas é de facto um golo de levantar estádio, que esteve com uma bela casa, pese embora o mau tempo que se fez sentir.
Dar nota também para um Manteigas que foi crescendo ao longo da partida, mais solto e com mais capacidade de trocar a bola, embora a vitória se ajuste a um Fundão mais coeso e com mais caudal ofensivo, notando-se principalmente uma equipa mais móvel e com mais soluções que na época passada. Berna é de facto a figura: está nos dois golos e foi o mais desequilibrador ao longo dos 90 minutos.
O CAF arranca a sua participação no campeonato distrital já no próximo domingo, dia 17, na recepção ao Pedrógão São Pedro. Já o Manteigas de Rodrigo Dias arranca em casa no fim-de-semana seguinte o distrital da Guarda, diante do Vila Cortês.