Vitória competente e com muitos golos do Retaxo no derby albicastrense em casa da Boa Esperança, numa altura em que as equipas passam por momentos completamente distintos. Stocker esteve imparável e em evidência, com quatro golos e duas assistências!
A Boa Esperança começou bem a II Divisão Nacional, só com vitórias, enquanto o Retaxo teve um começo muito complicado, mas a verdade é qua a situação foi-se invertendo ao longo da temporada e neste momento as equipas estão em polos totalmente opostos. O Retaxo vem em claro ascendente, com maior maturidade e consolidação do seu jogo, enquanto a BBE vem numa crise de confiança notória. E estes dois diferentes estados de espírito notaram-se no derby de hoje. Casa esgotada no pavilhão da BBE, adeptos que ficaram do lado de fora a torcer pela sua equipa e um grande ambiente de apoio a ambos os conjuntos. O jogo começou equilibrado e com oportunidades para ambos os lados, mas o Retaxo mostrou desde cedo ao que vinha e revelou um acerto e eficácia muito superiores ao conjunto da casa. Alexandre abriu o marcador para os visitantes aos 7 minutos, ao aparecer sozinho ao segundo poste depois de uma bela jogada ao primeiro toque e Stocker ampliou no minuto seguinte, ao marcar de livre direto. Seguiram-se bolas nos postes de parte a parte, belas defesas tanto de Maurício como de Gaza e ainda um livre de 10 metros falhado por Stocker, que rematou por cima após boa mancha de Gaza. A BBE ia reduzir de grande penalidade, com Mateus a converter após mão na bala de Zongo na sua área, já no arranque do segundo tempo.
Mas pouco tempo demorou esse aproximar no marcador, embora até fosse a BBE por cima do jogo no reatar do encontro para o seguindo tempo. Um minuto depois, Stocker continuaria em grande e em habilidade livrou-se de dois adversários, deu ao lado para Cardoso que fez o terceiro para o Retaxo. E este golo motivou o Retaxo para uma grande ampliação no marcador, com mais um golo de Stocker e também mais um de Alexandre Lopes, novamente com assistência de Stocker, que ia sendo verdadeiramente letal e a definir bem todos os lances que ia tendo na partida. A BBE começou então a arriscar mais e ainda reduziu por duas vezes: primeiro marcou Piter em cima do guarda-redes após lançamento rápido pela esquerda e depois já com guarda-redes avançado Reixa fez o terceiro. Esta aproximação no marcador podia ter mudado o rumo do jogo, mas foi aí que o Retaxo se voltou a mostrar mais forte, principalmente mentalmente. Num jogo dividido em número de ocasiões em jogo jogado, o Retaxo teve mais maturidade, tranquilidade na partida, controlo dos vários momentos do jogo e ainda maior dimensão física no jogo. Notou-se claramente mais confiança dos visitantes na definição, com a equipa da casa a tremer e vacilar nos momentos decisivos. E seguiram-se então diversas perdas de bola letais da BBE em guarda-redes avançado, que permitiram ao Retaxo levar o resultado para outra dimensão. Stocker fez mais dois e chegou ao poker, Maurício fez um golo de baliza-a-baliza e Tuka fechou as contas, num pesado 9-3. Uma vitória justa, talvez por números demasiado expressivos, mas que mostram uma tremenda eficácia e inteligência emocional do Retaxo, num jogo que foi aliás considerado um dos melhores da equipa há muito tempo por parte do técnico António Amaral.
No final da partida, o treinador da equipa da casa Hugo Silveira, em declarações à comunicação social, demonstrava-se muito desiludido com o rumo dos acontecimentos que levaram a este resultado pesado e com os últimos jogos da equipa, acreditando que a equipa está a falhar em demasia em momentos decisivos e por momentos de desatenção que não podem acontecer como aconteceram nesta partida, nomeadamente nas perdas de bola em 5vs4 que levaram o resultado para estes números e no desperdício na frente, referindo que a equipa é capaz de muito mais, como aquilo que se foi vendo no começo da prova e referindo que se vai reunir com a direção para discutir o futuro da equipa e o que tem de mudar para que se possa inverter o rumo dos acontecimentos, referindo não saber se essa mudança passa por si próprio.
O Retaxo soma agora 10 pontos, os mesmos que a BBE mas com vantagem no confronto direto, ambas as equipas na sétima posição. A três jornadas do fim desta fase, as equipas irão participar na fase de manutenção da prova, já que apenas os primeiros quatro vão à fase de subida e garantem já a manutenção, e esses lugares já estão demasiado longe para as duas equipas do concelho de Castelo Branco.