A Biblioteca Municipal da Covilhã acolhe, na próxima quarta-feira, 29 de janeiro, o evento de encerramento do projeto WellBeing Blitz – Ambientes Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, com um showcooking às 13h00 e duas conversas temáticas às 18h00. A iniciativa, implementada entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, envolveu 44 alunos do ensino secundário e promoveu escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis.
De acordo com a autarquia, a demonstração será conduzida pela chef Maria Caldeira de Sousa, que vai explorar “a riqueza e a versatilidade de pratos saudáveis, baseados nos princípios da Dieta Mediterrânica”. Mais tarde, a chef participa também na conversa “A Última Gaveta do Frigorífico”, dedicada à “importância de aproveitar integralmente os alimentos, contribuindo para a sustentabilidade alimentar”.
A segunda conversa, intitulada “WellBeing Blitz: Ambientes Alimentares Saudáveis e Sustentáveis”, será liderada por Maria Vicente, para apresentar as aprendizagens e os resultados do projeto, “destacando o impacto das escolhas alimentares na saúde e no meio ambiente”.
O WellBeing Blitz, financiado pelo projeto europeu IMPETUS, teve como objetivo envolver jovens como cientistas cidadãos, capacitando-os para investigar os ambientes alimentares que os rodeiam e os seus próprios padrões alimentares. Como descrito no comunicado, o projeto procurou enfrentar “a crescente prevalência do excesso de peso e obesidade em crianças e adolescentes”, uma questão que afeta 31,9% dos jovens em Portugal, sendo 13,5% obesos.
A iniciativa combinou ciência, educação e ação, envolvendo municípios como Covilhã, Sintra, Viseu e Figueira de Castelo Rodrigo, bem como quatro instituições académicas, numa abordagem colaborativa para promover hábitos alimentares saudáveis e equilibrados.