Segundo o presidente da Associação de Solidariedade Social da freguesia de Silvares, Carlos Jerónimo, este aumento fica a dever-se a uma adaptação das instalações às novas normas.
“Há aqui a adaptação de alguns espaços, que hoje já não são necessários face à nova legislação e que eram obrigatórios quando este equipamento foi construído. Vamos adaptar esses espaços para que possamos acolher, de forma organizada, de forma o mais integradora possível, mais utentes e dar resposta às necessidades das famílias de Silvares e da Região.”
Já no caso da Estrutura Residencial do Vale da Relva, a ERPI mais recente da instituição, não deverão ser necessárias obras. “Aí, segundo a nossa interpretação da nova Portaria que regula o funcionamento das ERPIS, não serão necessárias obras, mas também só acrescentaremos uma cama.”
Segundo Carlos Jerónimo os projetos de adaptação já foram apresentados à Câmara Municipal do Fundão e à Segurança Social. As obras, no valor de cerca de 30 mil euros, incluindo o equipamento, deverão estar concluídas no próximo verão.