A freguesia de Sobral de São Miguel acolhe, entre terça e quinta-feira, 7 a 9 de março, a apresentação do projeto europeu “SMALLable”, do qual também faz parte. Trata-se de um programa que integra oito parceiros de países europeus afetados pelo declínio demográfico, para discutir a revitalização dos territórios.
“SMALLable – Marginal Cities Network” envolve autarquias e associações de desenvolvimento provenientes da Croácia, Hungria, Itália, Portugal e Espanha, países cujos territórios são afetados por fenómenos de declínio demográfico e económico. O objetivo é promover o diálogo entre as autarquias e os cidadãos, sobretudo os jovens, para refletir, em conjunto, novas oportunidades de revitalização através de metodologias e projetos participativos.
Nesse sentido vão ser realizados laboratórios residenciais que envolvem as comunidades locais para identificar os principais problemas do contexto local, reconhecer os principais recursos e potencialidades não ativados, identificar aspirações e expectativas dos habitantes e desenvolver propostas de melhoria.
Este primeiro momento, que se assume como evento inicial de apresentação e arranque do projeto, vai decorrer entre terça e quinta-feira em Sobral de São Miguel, concelho da Covilhã, uma das autarquias que integra o “SMALLable”. Cada parceiro vai apresentar o seu território destacando pontos fortes e fraquezas para iniciar um diálogo sobre participação e oportunidades de desenvolvimento com alguns especialistas.
Numa segunda fase são realizadas oficinas residenciais com cerca de 15 jovens de cada país para trabalhar em equipa e com especialistas no sentido de projetar novas oportunidades e caminhos de desenvolvimento dos territórios.
Pretende-se, assim, criar e consolidar uma rede capacitada para apoiar o reconhecimento de valores, identificando recursos intimáveis, que não pode ser reproduzido em outro lugar, e prefigurando estratégias originais para valorizá-los.