A Casa Museu João Santos, na freguesia de Sobral de São Miguel (Covilhã) tem um novo espaço que já abriu ao público. Os visitantes podem observar a Coleção Visitável da Aldeia Museu – O Coração do Xisto, revelam a Junta de Freguesia e Aldeias do Xisto.
De acordo com os responsáveis, esta coleção marca o primeiro passo do Projeto “Aldeia Museu – O Coração do Xisto”, financiado pelo Turismo de Portugal, através da linha +Interior Turismo, que prevê ainda a requalificação do Moinho do Vale, a valorização de muros, percursos e espaços públicos ou a criação de um circuito museológico acessível e multilingue com visitas imersivas.
“O objetivo é criar um espaço visitável que conte a história e a etnografia do Sobral, através de uma seleção representativa do espólio da freguesia”, referem.
O novo núcleo expositivo é uma iniciativa da Junta de Freguesia, e reúne peças do espólio da aldeia — algumas guardadas há mais de uma década e outras entretanto doadas pela população local —, agora valorizadas e integradas numa coleção visitável que retrata o quotidiano e o saber-fazer das gentes sobralenses.
Utensílios ligados ao linho, à vida agrícola, a ofícios tradicionais, à confeção do pão estão em destaque naquele espaço.
A Junta de Freguesia de Sobral de São Miguel agradece a todos os sobralenses que contribuíram com a cedência de fotografias ou peças, que enriqueceram o espólio da autarquia, permitindo a criação desta exposição.
A curadoria científica pertence a António dos Santos Pereira.














