A Mostra de Doçaria Tradicional, no Souto da Casa, juntou na tarde de domingo, cerca de meia dúzia de espaços de venda de doçaria, no Quintal de S. Gonçalo, onde não faltaram os doces típicos da época.
A mostra é organizada pelas associações locais e conta com o apoio da junta de freguesia. Além de promover a doçaria tradicional, a iniciativa serve também para os participantes angariarem verbas para as suas atividades. É o caso da Comissão de Festas do Senhor da Saúde que, com a ajuda de familiares e da comunidade, levou à Mostra todos os sabores típicos da Páscoa e do Souto da Casa.
“O bolo de leite, o bolo de azeite, os esquecidos, nós ainda fazíamos os biscoitos, que já não temos aqui porque já vendemos tudo, nós fizemos 300 unidades de biscoitos durante esta semana, foi uma grande quantidade, tudo feito à mão, tudo tradicional.”
Marta Batista faz parte da Comissão de Festas do Senhor da Saúde e aprendeu com a avó a fazer a doçaria típica desta época, que tem os seus segredos, a começar pelas mãos, “tem de ser muito bem amassada, tem de levar muitas sovas como dizia a minha avó, tem de bufar, se a massa não bufar, o bolo não sai bem porque não rebenta.”
Para a Mostra, a Comissão de Festas do Senhor da Saúde confecionou 300 biscoitos, cerca de uma centena de bolos de azeite, cerca de 50 bolos doces, “já está tudo vendido, eu acho que está a correr bem”.
O forno a lenha e uma boa pitada de dedicação completam a receita destes bolos típicos. Quem compra, além de ajudar as causas que cada associação representa, culturais, de fé ou sociais, leva mais sabor para casa.
A Mostra de Doçaria Tradicional foi organizada pela Associação Ponto & Linha, Centro Paroquial de Assistência de Souto da Casa, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Souto da Casa, Comissão de Festas do Senhor da Saúde e contou com o apoio da junta de freguesia.