O mural de homenagem ao centenário do Sporting Clube da Covilhã, pode dizer-se, é talvez um dos mais impactantes dos 12 anos / 10 edições, de Wool – Festival de Arte Urbana da Covilhã, que decorreu até ao passado domingo, 18 de junho.
Na peça pode ver-se a conquista da Taça do Século (só dois clubes em Portugal detêm o troféu: Sporting da Covilhã (segunda divisão nacional), e Sporting Clube de Portugal (primeira divisão nacional). A imagem mais antiga é de 1947/48. Há outra foto ainda da época de 1958/59, com muitos jogadores da Covilhã, ou com raízes na cidade.
Um dos destaques vai para César Brito (subiu à 1ª divisão em 1984-85) e Simony, um dos grandes símbolos do clube na sua passagem pela primeira divisão nacional, e que no início dos anos 90, do século passado, voltou à Covilhã para participar numa Covifeira, a convite das “Velhas Guardas” do clube, recorde-se. Há ainda uma imagem que retrata adeptos, mais claque, “leões da serra” no estádio. A localização da obra fica numa das entradas para o centro da cidade, junto ao elevador/escadas de S. André, na rua Marquês D’Ávila e Bolama.
O mural é da autoria de Mariana Duarte Santos.