Num encontro frenético, bem disputado, com qualidade e com três grandes penalidades, o Sp. Covilhã venceu bem, com justiça e garantiu a presença na Fase de Subida da Liga 3, ao derrotar em casa a Académica, por 3-2, líder da Série B, que não perdia desde o final de outubro e que já tinha sido derrotado pelos serranos na 1ª volta.
A equipa de Alex Costa, entrou bem, dominou durante 15’, teve uma excelente oportunidade aos 5’ por intermédio de Bruninho (saiu lesionado no joelho direito), que Bernardo defendeu com categoria. Depois, após um canto, num lance infeliz de Michel deixou os serranos em desvantagem (17’), mas a igualdade chegou de penálti (33’), convertido por Gilberto. Aos 43’, o Sp. Covilhã mesmo com Elijah, a jogar lesionado na coxa esquerda, até ao intervalo, conseguiu adiantar-se no marcador (45’+4), num período de compensação que durou mais do que o previsto, através de Diogo Ferreira, depois de um canto de Traquina. Num bom primeiro tempo serrano, a vantagem era merecida.
Na segunda parte, a Briosa entrou melhor na partida e houve mais um penálti para cada lado. A Académica igualou através de Fausto (55’), antes de Gilberto bisar (60’) e fixar o resultado final em 3-2. O Covilhã, que vinha de vitória moralizadora a meio da semana, frente ao Amora, depois de cinco jogos sem vencer, sabia que o triunfo garantiria a presença na Fase de Subida.
A Académica, que não perdia há sete jogos, numa série positiva em que só uma vez empatou, sabia que não perderia a liderança isolada (mercê da derrota do Alverca), e, por isso, aproveitou para fazer nove alterações em relação à última jornada, aproveitando até para estrear jogadores, como, por exemplo, o jovem Galeano de 16 anos.
Num clássico da região centro do país, a Académica de Coimbra sofreu a terceira derrota consecutiva com os serranos, onde a raça, garra, determinação e competência da equipa covilhanense, foram determinantes, para segurar a preciosa vantagem. Agora no 2.º lugar, com 30 pontos (menos um do que a Académica), os leões da serra, independentemente do resultado que venham obter nas Caldas da Rainha, no próximo sábado, e que até podem ser igualados em pontos na última jornada desta fase, vão disputar a fase de subida, pois têm vantagem no desempate com Atlético, Alverca e Sporting B, qualquer que seja a combinação (a dois ou a três).
O jogo realiza-se no sábado, 27 de janeiro, às 15h, no Campo da Mata, desta vez com relato, na RCB.