Já sem a presença de Elijah Benedict (rescindiu contrato com os serranos na passada sexta-feira), a equipa de Francisco Chaló defrontou ontem no complexo desportivo municipal da Covilhã, uma seleção de jogadores do distrito de Castelo Branco e venceu por 3-0, com golos de Rodrigo Ferreira (2) e Nico.
Para o primeiro jogo de pré-temporada 2024-25, o técnico do Sp. Covilhã dividiu o plantel em dois e utilizou na primeira parte, praticamente todos os atletas oriundos da formação e que estão a realizar a pré-época com o seniores, incluindo, na baliza, Igor Araújo, Zé Simão, na defesa, Diogo Cornélio, meio-campo e Paulinho Campos no ataque, para além do jovem Águas, que está à experiência (0-0 ao intervalo).
No segundo tempo, jogaram todos os reforços disponíveis, houve mais dinâmica atacante, e os golos surgiram, naturalmente, apesar da boa réplica demonstrada pelos atletas orientados por André Matias (treinador do Pedrogão de S. Pedro), ao longo de todo o encontro, independentemente de estarmos em julho!.
Rodrigo Ferreira aos 60′ e 81′ e Nico, aos 67′, marcaram os tentos dos leões da serra, que ficaram, ainda, a dever a si próprios mais golos.
Francisco Chaló referiu no final à RCB que ” no final da primeira semana de trabalho e deste jogo, dizer que, nos temos um processo de trabalho, algo que está pensado. Naturalmente é uma primeira semana de trabalho muito dura, muito difícil, não ao mesmo tempo com os jogadores novos, que foram chegando em dias diferentes, mas, em termos de objectivo geral, acho que o treino decorreu bem e foi importante para cada um de nós avaliar o seu estado, para cada um de nós avaliar o que já foi aprendido, para cada um de nós avaliar aquilo, que na verdade, tem capacidade e para cada um de nós dizer, o que vai fazer ou o que pode fazer. Há muita coisa para fazer, obviamente, mas, uma 1ª parte com dificuldade de uma atitude competitiva e acima de tudo forte, num assumir de uma personalidade e uma segunda metade, com um pouco de mais facilidade e sempre em ataque continuado e organizado, com boa pressão e com algumas boas jogadas de bom recorte. É sempre interessante, para o lado mais positivo e para o lado menos positivo. Para já o trabalho está a decorrer bem”, disse o técnico serrano.
Quanto ao plantel, faltam ainda alguns jogadores, que podem chegar já esta semana, e quanto à saída de Elijah Benedict, Chaló foi perentório. “è normal, não me surpreendeu muito, é futebol, os jogadores estão, os jogadores saem, agora, vocês devem perceber uma coisa. Surpreendeu-me, no entanto, o Elijah não querer ficar no Covilhã, e tudo isso, é meio caminho andado, para alguém não ficar no Covilhã. A saída desta jogador, não obriga a ir ao mercado à procura de mais um avançado, curiosamente não, o que, quer dizer que…”. Afirmou o treinador serrano à RCB.
No que diz respeito ao técnico da seleção distrital, voltou a ser um gosto ter participado neste jogo treino, até porque “o Sp. Covilhã é um clube que eu gosto muito, é da minha região e sou muito apaixonado pela minha região, sou sócio, o meu pai é sócio, somos patrocinadores e espero que este SCC, vá para outros patamares, porque é um clube que merece andar noutros patamares e teve um grande presidente (NR-José Mendes – faria ontem 66 anos, se fosse vivo), e que infelizmente faleceu (fez dia 05 de julho seis meses-NR), felicitar esta direção, desejar-lhe sucesso. Quero o melhor para o Sp. Covilhã, como para todos os clubes do nosso distrito”. Disse André Matias.
Relativamente ao jogo, foi bom, valeu a pena, mas o técnico do Pedrogão S. Pedro, deixa um recado aos jogadores do distrito.
“Quero deixar aqui este recado. Quando os jogadores do nosso distrito têm a oportunidade de se mostrarem contra equipas de outros patamares, não aproveitam. Os naturais do distrito de Castelo Branco e eu tenho que agradecer a miúdos que não conheço, na sua maioria, não conheço, tenho que dizer, agradecer a colaboração do João Paulo e do André Caio, para estarem aqui. Mas quem veio aproveitar a oportunidade foram miúdos que vieram morar para o nosso distrito, porque aqueles que moram aqui, que são formados aqui, dão primazia a outras coisas, depois admiram-se que as oportunidades para eles não surjam. Olhe, por exemplo, como treinador de uma equipa do distrital, se calhar, hoje (ontem) vão sair daqui dois jogadores, que possivelmente vão fazer a pré-época no Pedrogão de S. Pedro, porque aproveitaram a oportunidade de demonstrar aqui na Covilhã, a sua qualidade. Se os nossos não querem, estou muito triste com tudo isto, porque nós convidamos muitos dos nossos, inclusivamente, daqueles que trabalham comigo, não quiseram vir jogar, e portanto tenho que agradecer àqueles que vieram, em particular, ao Elian (BCB), Darlan e ao Pelezinho, que foram campeões distritais, ao Miranda, por exemplo, pessoas que vieram morar para o nosso distrito e aproveitaram, os daqui, não aproveitam”. Conclui André Matias.
O Pedrogão S. Pedro começa a época 2024-25, entre os dias 20 e 23 de agosto, mediante a participação na 1ª eliminatória na Taça de Portugal, no mês de setembro, se jogará ou ficará isento.
No que diz respeito ao Sporting da Covilhã, os próximos jogos de preparação estão agendados para 12 e 13 de julho, com Anadia e Oliveira do Hospital, respectivamente.