O sindicato dos professores da zona centro vai realizar, no próximo dia 15 de Novembro, a sua assembleia distrital em Castelo Branco. A reunião magna vai decorrer na sede da UGT naquela cidade e é antecedida de uma reunião que vai juntar à mesma mesa os dirigentes distritais daquela estrutura sindical.
Nesta reunião magna, o sindicato vai avaliar o plano de acção que foi desenvolvido durante este ano assim como apresentar as principais actividades a realizar em 2025. A revisão do estatuto da carreira docente “cujo processo negocial está em curso”, a gestão e administração escolar, o concurso de docentes, mobilidade por doença e os efeitos na carreira do acordo firmado entre a federação nacional de educação e o ministério da tutela são alguns dos pontos que vão estar em cima da mesa, refere em comunicado a estrutura sindical.
Já em relação ao ensino superior, o sindicato refere que vai ser objecto de debate “a revisão dos estatutos e a necessidade de encontrar soluções para a precariedade existente em cada um dos subsectores universitário e politécnico”. Durante esta assembleia distrital vai também ser feito o ponto de situação quanto à negociação dos contratos colectivos de trabalho dos ensinos artístico, particular e profissional, das IPSS e das misericórdias.
O sindicato dos professores da zona centro sublinha ainda que neste encontro vai ser feita “uma reflexão em torno da proposta de orçamento de estado para a educação, ciência e investigação em 2025” bem como “as negociações na administração pública”.