A startup indiana MobiSmile vai instalar-se na Incubadora de Empresas Desnuclearizada do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), para desenvolver um serviço “inovador” de medicina dentária móvel, destinado às populações das zonas rurais do concelho. O protocolo de instalação tem lugar já esta sexta-feira, 25 de outubro.
Trata-se da quarta empresa tecnológica a integrar o ecossistema do IPG em 2024. Fundada por uma médica dentária indiana, a MobiSmile pretende facilitar o acesso a cuidados odontológicos para as populações de zonas rurais, onde o acesso a clínicas dentárias é limitado.
Numa primeira fase, o serviço vai ser implementado no concelho da Guarda, com planos de expansão para outros municípios.
De acordo com o presidente do IPG, Joaquim Brigas, a presença da MobiSmile representa um “impacto social positivo”, ao “visar grupos populacionais mais vulneráveis, sobretudo idosos, que residem em zonas rurais menos favorecidas”, contribuindo assim “para elevar os seus níveis de qualidade de vida”.
A MobiSmile junta-se a outras startups internacionais acolhidas pela incubadora do IPG, como a Seed by Seed, AG-Transformer e Solo. Até ao final de 2024, está prevista a chegada de pelo menos mais uma startup, fortalecendo o ecossistema empresarial da região.
Além disso, o IPG também participa no Mêda Invest, um centro empresarial que apoia investidores locais e oferece formação para o desenvolvimento profissional da população ativa.