O concelho de Castelo Branco recebeu, de 29 de fevereiro a 03 de março, a Fase Final Nacional do UEFA Regiões 2024, de Seleções Distritais Seniores de Futebol de 11. A AF Lisboa derrotou ontem, em Alcains, a AF Braga, por 1-0, na final e renovou o título. Os lisboetas voltam assim, a representar o país na UEFA Regions Cup, desta feita em 2025.
Competiram seis seleções distritais, divididas por dois grupos:
A – AF Viseu, AF Lisboa e AF Madeira; B – AF Castelo Branco, AF Setúbal, AF Braga.
A Seleção Distrital da Associação de Futebol de Castelo Branco, que lutou por um lugar na história, apesar de ter realizado dois bons jogos e ter mostrado qualidade, tal como aconteceu na Fase Zonal, que venceu, recorde-se, frente às Associações de Futebol de Setúbal e Braga, não conseguiu ganhar, saindo derrotada por 3-0 e 4-1, respectivamente.
Fernando Cunha marcou o golo albicastrense.
O Selecionador Distrital, Francisco Pires, em declarações à RCB, assume que a participação “não nos satisfaz, porque os resultados não foram condizentes com o que produzimos e com o que ambicionávamos, mas também não nos desanima. Conseguimos apresentar uma forma de estar e jogar diferenciada, competindo de forma corajosa e com a certeza de dignificar de forma comprometida a instituição que representamos”, realça.
O Selecionador Distrital, termina, deixando ainda um agradecimento, explicando que o objetivo foi “promover o que de bom se concretiza no distrito. Aos jogadores, assim como aos Clubes, dirigentes, treinadores e a todos aqueles que nos apoiaram importa, essencialmente, agradecer, pois o nosso intuito, passa por promover o que de bom se concretiza no nosso território, não nos inferiorizando ou desculpabilizando e ousando querer competir com os melhores”, concluiu.
Também o presidente da direção da AF Castelo Branco, independentemente da eliminação da equipa na fase de grupos, mostrava-se muito satisfeito, afirmando que ” o balanço não deixa de ser positivo a todos os níveis, quer desportivamente, quer em organização. Aqui todas as associações nos deram os parabéns pelo trabalho realizado. Agradecemos, pois tudo fizemos nesse sentido. Agradecemos também à FP Futebol, pela aposta que fez em nós, tendo em vista, a realização de mais um grande evento desportivo no distrito de Castelo Branco”.
Manuel Candeias fala ainda da prestação da seleção. ” Não deixa de ser positiva, muito positiva mesmo, a nossa prestação. Recordo que vencemos a fase zonal e mostramos qualidade nos dois jogos, mas não fomos muito felizes em termos de eficácia e nos resultados obtidos. Mas aprendemos e vamos voltar mais fortes. A seleção tem qualidade, demonstrou-o, e os jogadores demonstraram também, que já se trabalha muito bem nos clubes do distrito. Parabéns a todos. Podemos não ter os mesmos meios financeiros e de escolha de jogadores com mais qualidade, tal como acontece noutras associações mais fortes, mas não ficamos a dever nada a ninguém, em termos futebolísticos e organizativos”. Finalizou o líder da AFCB à RCB.
Os jogos realizaram-se nos Campos nº 1 e 2, do “António Trigueiros de Aragão”, em Alcains, Municipal de Castelo Branco e Complexo Desportivo do Bairro Valongo.
Lembramos, entretanto, que dia 11 de março, das 20h às 22 horas, realiza-se no auditório da AF Castelo Branco, o acto eleitoral, quadriénio 2024-2028 (voto secreto).
Manuel Candeias, presidente da instituição há 12 anos consecutivos, é candidato único.
A AF Castelo Branco comemora 88 anos, dia 22 de março.