Para além da AD Fundão, existe outro representante no distrito que vai estar nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, o Retaxo, depois de ter vencido a Boa Esperança num derby eletrizante que só ficou decidido já no prolongamento.
A BBE deu uma ótima réplica ao Retaxo, de uma divisão superior, neste derby albicastrense, mas caiu no prolongamento perante a experiência da equipa da casa que assumiu aí as despesas do jogo e as rédeas da partida.
O Retaxo começou na frente do marcador, com um belo rasgo individual de Júnior, que puxou a bola da direita para o centro e bateu Gaza, numa altura em que até tinha sido a Boa Esperança a criar os lances de maior perigo, com duas bolas nos postes de Mateus e Diogo Almeida. Os visitantes empataram aos 17 minutos com golo de Lucas Lima, mas o Retaxo ainda voltou a resgatar a vantagem antes do intervalo com golo de Tanke que apareceu sozinho no coração da área a responder a um bom cruzamento da direita. Tanke ainda acertou no poste noutro lance antes do intervalo.
Na segunda parte, o Boa Esperança entrou mais forte e à procura do empate que acabaria mesmo por chegar, mas sem antes Mateus falhar uma oportunidade flagrante, falhando com a baliza deserta e sem guarda-redes presente. O golo do empate surgiu aos 29 minutos, com o génio daquele que foi um dos melhores em campo a aparecer. Diogo Rodrigues, reforço que veio do Lordelo, foi um dos melhores da partida, com uma qualidade impressionante no transporte de bola e na recuperação e recuperou exatamente a bola nesse lance, transportou com segurança e velocidade na transição pelo meio e abriu no momento ideal à direita para Zé Ricardo que bateu Maurício para o empate.
O Boa Esperança parecia mais perto do terceiro golo que o Retaxo, mas nos últimos minutos a equipa da casa voltou a tornar-se mais perigosa e teve duas oportunidades flagrantes nos pés de Zongo, com duas belas defesas e saídas de Gaza. António Amaral e Ricardo Machado acabaram expulsos no decorrer da segunda parte por reações intempestivas entre si. Decisão acertada de uma arbitragem muito positiva e com critério muito largo, num jogo que era de elevado grau de dificuldade.
A partida foi a prolongamento e aí o Retaxo trouxe ao de cima a experiência e maturidade que traz da II Divisão Nacional e começou logo a vencer com mais um golo de Tanke. Entretanto Mateus viu o segundo amarelo e foi expulso e o Retaxo aproveitou a vantagem numérica para fazer o 4-2 por intermédio de Tukinha. Aí o Boa Esperança apostou no Diogo Ferreira como guarda-redes avançado, mas a equipa foi-se abaixo com a desvantagem e acabou por descontrolar-se emocionalmente diante de um Retaxo muito sério e experiente. Diogo Almeida foi expulso também por parar Tukinha isolado, e Tukinha bateu livre de 10 metros e fez o 5-2. Pelé fez o 6-2 numa transição rápida, Gaza ainda defendeu um livre de 10 metros, mas numa segunda tentativa o Retaxo chegou ao 7-2 por Junior, fechando assim o resultado.
O Retaxo segue assim para os oitavos da prova e está cada vez mais perto do sonho da final eight da Taça de Portugal. Já a BBE, embora perdendo, dá uma ótima imagem nos 40 minutos regulamentares e mostra que tem todas as condições para subir à II Divisão Nacional se mantiver esta qualidade com que igualou o Retaxo em vários momentos da partida.
Nota ainda para o ambiente incrível no pavilhão do Retaxo, com casa cheia e muitas centenas de adeptos nas bancadas e duas claques sempre em apoio audível às suas equipas.