A Orquestra Sem Fronteiras realiza o 7º Encontro Ibérico para a Música na Infância, este sábado, dia 28 de outubro, a partir das 10 horas, em Termas de Monfortinho, no concelho de Idanha-a-Nova.
De acordo com o município de Idanha-a-Nova, à semelhança das suas anteriores edições, a iniciativa de carácter formativo incidirá sobre metodologias pedagógicas aplicadas à educação de música, tendo como principal objetivo incentivar a incorporação destas práticas em contextos escolares, e assumindo como ponto de partida a filosofia e o conceito de educação musical de Zoltán Kodály.
Esta 7ª edição tem como foco principal o conceito de ‘música e movimento’. A”bordam-se diferentes formas de como pode o movimento contribuir para o desenvolvimento de variadas competências musicais, e ainda formas de o integrar, tanto na forma de movimento livre como dirigido, em contexto letivo e em diferentes etapas de desenvolvimento infantil”, refere a autarquia.
A ação de formação será ministrada por Catarina Távora e Carlos Guerrero Bullejos, ambos detentores do grau académico “Master of Music Education – Specialization – Music Education According to the Kodály Concept” pelo Real Conservatório de Haia, e será oferecido em língua portuguesa, castelhano e inglês.
O evento é destinado a educadores de infância; professores do 1º ciclo do ensino básico; auxiliares de educação; instrumentistas e professores de música; pais, encarregados de educação, representantes legais e demais cidadãos interessados.
O encontro conta com a parceria do Município de Idanha-a-Nova, onde tem sede a Orquestra Sem Fronteiras, dedicada a apoiar o talento jovem da Raia ibérica e a difundir a cultura de forma ampla e acessível.