O Teatro Municipal da Covilhã (TMC) tem agendado para o mês de março uma programação diversificada que vai desde o teatro à música. O músico The Legendary Tiger Man ou a banda de rock Mão Morta são alguns dos destaques desta programação mensal. Os bilhetes estão disponíveis a partir desta quarta-feira, 4 de fevereiro.
É uma das bandas mais icónicas do rock português e em 2024, ano dos 50 anos da “revolução dos cravos”, comemoraram 40 anos da sua fundação. Os Mão Morta sobem ao palco do TMC no dia 15 de março, para apresentar o espetáculo “Viva la Muerte!”.
Um concerto onde as referências melódicas e harmónicas da música de intervenção portuguesa pré-25 de abril de 1974 se cruzam com o rock e o experimentalismo próprio da sonoridade dos Mão Morta.
“Numa época em que o perigo do regresso do fascismo se torna palpável, não apenas em Portugal, mas em todo o mundo democrático, os Mão Morta não podiam deixar de se manifestar e de denunciar o ar dos tempos”, lê-se na sinopse do espetáculo.
Além da icónica banda de rock, o TMC também vai ser palco do músico e compositor português Paulo Furtado, mais conhecido por The Legendary Tigerman.
Com uma carreira sólida, caracterizada pela reinvenção de géneros como o blues e o rock, mantendo sempre uma veia de punk, Tigerman é um dos principais nomes do rock n’ roll europeu, renovando-se a cada disco com criatividade e inovação.
O músico e compositor apresenta-se no Teatro Municipal da Covilhã a 22 de março, para mostrar antigos e novos trabalhos. O mais recente, lançado em 2023, é o álbum “Zeitgeist”.
Mas a programação do mês de março arranca no dia 1 com a banda Club Makumba. Tó Trips, João Doce, Gonçalo Prazeres e Gonçalo Leonardo juntam-se para um exercício musical, livre, espontâneo, experimental e tribalista.
Depois da passagem por grandes festivais nacionais e internacionais, os Club Makumba lançaram em 2024 o álbum “Sulitânia Beat”.
Ainda na música, o concerto dos guitarristas Mano a Mano tem lugar no dia 20 de março, com a apresentação de “Trilogia das Sombras”, espetáculo de abertura da 21ª edição do Festival Y, organizado pela Quarta Parede.
Mas não só de música se faz março. O teatro vai estar presente com o espetáculo “Quis Saber Quem Sou – Um Concerto Teatral”, de Pedro Penim, nos dias 28 e 29 de março. É o regresso do Teatro Nacional D. Maria II ao TMC, depois da iniciativa “Odisseia Nacional”.
Também a ASTA – Teatro e Outras Artes marca presença logo no início do mês, 6, 7 e 8 de março, com a estreia da nova criação “Rosalía, cartografia de ásperas ortigas”.
Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis para venda a partir desta terça-feira, 4 de fevereiro, na bilheteira do teatro, Worten e Ticketline.
O Teatro Municipal da Covilhã vai acolher ainda, de 12 a 14 de março, o “Covilhã Innov Summit”, evento que pretende tornar a Covilhã, durante aqueles dias, no centro da inovação, empreendedorismo e novas oportunidades.